#PraMaratonar: 3 filmes que são muito Black Mirror - Parte 1

16:42

Hey, guys!
Ando sumida pra caramba, eu sei. Mas é que tem TANTA COISA acontecendo, que fico sem tempo e sem ter como preparar postagens legais pra vocês.
But, arrumei um espaço na agenda e entre o estágio e a faculdade, vou conseguir de vez em quando aproveitar o tempo aqui
Enfim, resolvi trazer uma dica de maratona, pois é o que ando fazendo nas minhas horas vagas. Ainda estou sem computador, então dependo da disponibilidade de terceiros para isso (inclua aqui também vaga nos computador da facul). Bem, eu não maratono apenas séries, mas todas minhas maratonas são temáticas: "Indicados ao Oscar", "90's babies", "80's vibes", musicais... e por aí vai. A temática de hoje surgiu após conferir o filme Ghost in the Shell - A Vigilante do Amanhã. Gosto sempre de refletir o filme, e tentar linkar com outras obras, e esse filme proporciona tudo isso.

Lançamento: 30 de Março de 2017
Gênero: Ação/ Ficção Científica
Duração: 1h47min
Direção: Rupert Sanders

Nacionalidade: EUA
Sinopse: Em um mundo pós-2029, é bastante comum o aperfeiçoamento do corpo humano a partir de inserções tecnológicas. O ápice desta evolução é a Major Mira Killian (Scarlett Johansson), que teve seu cérebro transplantado para um corpo inteiramente construído pela Hanka Corporation. Considerada o futuro da empresa, Major logo é inserida no Section 9, um departamento da polícia local. Lá ela passa a combater o crime, sob o comando de Aramaki (Takeshi Kitano) e tendo Batou (Pilou Asbaek) como parceiro. Só que, em meio à investigação sobre o assassinato de executivos da Hanka, ela começa a perceber certas falhas em sua programação que a fazem ter vislumbres do passado quando era inteiramente humana. (c)
Por que é muito Black Mirror? Não é a primeira vez que falo sobre essa temática homem/máquina, e posso confirmar que também não será a única, visto que sou uma interessada no assunto. Desde que tive uma matéria na graduação de psicologia que introduzia essa proposta da mente/corpo como software/hardware e da possibilidade desses updates e etc fiquei com uma curiosidade TAMANHA que assisti tudo o que podia sobre. Ghost in the Shell é muito Black Mirror porque não só traz essa linha tênue entre humanidade e tecnologia, como também todas as angústias humanas que não podem e nunca serão sanadas não importa o quanto evoluímos nossa ciência(White Christmas). ✰✰✰✰✰

Lançamento: 30 de outubro de 1998 
Gênero: Drama, Comédia , Ficção científica
Duração: 1h43min
Direção: Peter Weir
Nacionalidade: EUA
Sinopse:  Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.(c)
Por que é muito Black Mirror? MA-RA-VI-LHO-SO! Esse filme é tão sensível e simbólico. Sinto como se cada vez que assistisse obtenho uma visão diferente. Mas se é pra relacionar com Black Mirror vamos focar. Bem, monitoramento por câmeras e transmissão em rede é algo bem Black Mirror mesmo, né. Consigo ver essa ideia na série não só dessa forma real, mas também no monitoramento pelas redes/postagens. Como citou em 13 Reasons Why hoje somos uma sociedade de voyeurs, o que é dos outros nos interessa, e não no sentindo sexual, mas o cotidiano (Nosedive). O Show de Truman é um filme incrível que promove uma reflexão gostosa e menos assustadora que a série.  ✰✰✰✰✰


Lançamento:  14 de fevereiro de 2014
Gênero: DramaRomanceFicção científica
Duração: 2h 06min
Direção: Spike Jonze
Nacionalidade: EUA
Sinopse:  Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia. (c)
Por que é muito Black Mirror? Essa ideia da mente artificial me fascina. Sempre fui encantada por histórias de robôs, clones, etc, mas depois que comecei minha faculdade de Psicologia a ideia de um upload da mente me atrai muito. Ela traz essa ideia em um âmbito de solidão e falha. Os relacionamentos humano se tornam cada vez mais instáveis, as pessoas vem e vão sem motivo aparente, sem aviso algum. Uma máquina, ou melhor, um sistema seria capaz de tamanha covardia? Essa pergunta o filme consegue responder da maneira mais filosófica possível. Você cria uma mente para aprisioná-la em algoritmos? Ela precisa ser assistido, traz um roteiro parecido com algumas propostas da série (Be Right Back). ✰✰✰✰✰

Sorry! Preciso fazer em duas partes. Quero muito postar esse conteúdo enquanto posso e movimentar o blog para os próximos que estou preparando com tanto carinho!!

Aguardem!

You Might Also Like

8 comentários

  1. Olá! =)
    Tudo bem?
    Entendo perfeitamente essa correria de estágio e faculdade. É uma correria insana! Mas que bom que arrumou um tempinho.
    Da suas dicas eu tenho muita vontade de assistir Her!
    <3

    B-jão,
    Di, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o filme her, a fotografia é tão linda!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu vi o Show de Trumam quando criança e lembro que fiquei bem tristinha quando ele descobre a verdade sobre a vida dele.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia nenhum desses filmes e não eles não fazem muito o meu estilo. Mas eu gostei das dicas sim.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/06/cinema-junho-2017.html

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi o primeiro, mas os outros dois AMEI, principalmente o Show de Truman - acho que já vi mil vezes kkkk *-*


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. mt boas indicações, eu adoro essa tematica, adoro show de truman e her é um dos meus filmes preferidos da vida

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Menina das três indicações eu só não assisti Her ainda. E confesso que estou louca para ver, mas aí na hora sempre acabo indo para as minhas séries mesmo, que estão sempre tãaaaao atrasadas! rs
    Vou tentar lembrar de dar uma conferida.
    Ghost in the Shell é incrível, apesar de que o original em animação é infinitamente superior nas questões filosóficas, o filme live action ficou super blockbooster. E the Truman Show foi um filme que inclusive eu vi na faculdade, já que tem muito a ver com teoria da comunicação e etc.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  8. curti essas indicações!
    vou ver nas férias! :D

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe