#Cinema: O Pequeno Príncipe

00:07


Oláaaaaaaa, queridos!!! Como estão? Eu estou arrependida por ter perdido o show maravilhoso do Sam Smith. Alguém aí curtiu algum dia de rock? 
Durante essa semana eu furei uma aulinha de vista de prova na facul e escapei pro cinema pra conferir a maravilhosa adaptação do livro que fez parte da minha infância/adolescência, só a minha ansiedade para assistí-lo já prova que O Pequeno Príncipe ainda faz parte da minha vida. Por isso, mesmo com o blog meio ativado/desativado, não podia deixar de contar pra vocês como foi. Desce no final da postagem pra ler ao som da trilha sonora super inspiradora que compõe o filme. 
Direção: Mark Osborne
Gênero: Animação
Duração: 1h46min
Nacionalidade: França
Classificação Livre
Sinopse: Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra. (c)

Eu já fui assistir ao filme ciente que não seria uma adaptação clara da história francesa mais querida por todas as idades, e no começo estava um pouco com o pé atrás, mas logo pensei que foi uma ideia bem bacana, levando em conta a expectativa gerada pelos leitores, que talvez não seriam atendidas e quebraria toda a magia do conto.
O filme começa com um núcleo diferente, um ar contemporâneo, bem distante da poesia e das inusitadas cenas conto francês. Esse núcleo original mostra a vida programada, sem cor, diversão, ou qualquer sinal de infância de uma família, também contemporânea, formada apenas, e suficientemente, por uma mãe e uma garotinha. Eu achei que inserir uma mãe solteira foi uma escolha de mestre. Enfim, ambas são afetadas pela tecnologia, capitalismo e pressões sociais, como por exemplo a mãe garantir o sustento com o pai ausente e a garotinha passar no exame para uma escola de educação impecável.
 A preparação para a aprovação nessa instituição gera uma rotina ainda mais apertada, onde cada segundo do tempo é rotulado direcionado para ações que não permitem tempo para diversão. Temos uma criança vivendo como adulto, bem diferente do ideal de Antoine de saint-Exúpery que buscava, com a história, tocar as crianças interiores do adulto. 

A história muda de rumo no primeiro contato do vizinho com a menina, contato este que ocorre de forma desastrosa. O vizinho, que na verdade é o aviador já bem velhinho, destrói a parede da casa da garotinha e parte de seu mural de rotina. Mas logo a criança se entrega ao charme do aviador, um senhor cheio de histórias e atividades divertidas, que traz à tona a criança que a personagem realmente é.
O que está nas páginas só aparece de forma narrativa, conforme a menina vai lendo os escritos do aviador. As imagens que acompanham a narração tem uma animação diferente, o Pequeno Príncipe e os demais personagens da história aparecem em traços de papel, que deu um toque especial e mágico ao filme. 
Outro ponto excelente do longa é, sem dúvidas, a trilha sonora, digna de filme francês. No momento estou ouvindo e derretendo de amores. 
Não é um filme para o público infantil, é bem filosófico e parado, com poucas cenas realmente animadas que os pequeninos possam gostar. No geral, me apaixonei pela forma como o conto foi contextualizado, e como criaram uma outra história que contrasta com a qual me apaixonei. 
Próximos comentários podem conter spoiler!!!
Gente, o que foi O Pequeno Príncipe aparecendo crescido adultíssimo???? Foi uma escolha bem ousada, afinal, é O PEQUENO PRÍNCIPE. Quem ousa envelhecer o garotinho de pedidos incessantes? Pois ousaram, e mesmo não agradando a todos, agradaram a quem vos escreve. E fez todo o sentido para o desenrolar do enredo. 
Outra coisa: Sempre li e reli o livro, mas nunca parei pra pensar o quanto ele é um grande ensinamento sobre como superar a morte de quem amamos, que é outra mensagem passada pelo filme que é cheio das metáforas e reflexões. Um amor!
Recomendo super pra todos aqueles de coração sensível. Chorei muito, litros. Fui numa terça-feira, a sessão estava praticamente vazia, então me entreguei às lágrimas. E no final ainda presenciei uma cena lindíssima: as criancinhas foram pra perto do telão e começaram a dançar livremente a música dos crédito. Não é isso super inspirador? Por mais cenas no cinema como esta. 
E vocês? O que acharam do filme? Quem mais compartilha da mesma paixão pelo Príncipezinho? Deixem tudo nos comentários. E aguardem mais postagens de filmes, pois minha nova casa agora é o cinema.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Oieee
    Mann estou muito ansiosa por esse filme, tem várias mensagens nele. Realmente, não é muito ligado ao publico infantil, e, esse é motivo de eu estar ansiosa para assistir.
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  2. Hey !
    Que feioo faltando na aula antes da prova!! :o hahaha
    Ainda quero assistir essa animação, porque acho a estória muito fofa! *-*

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para assistir ao filme por que conheci o livro quando fazia meu francês, então levo essa história há muito tempo.
    Amei!
    Beijos <3

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro e me apaixonei como a maioria.
    Ainda não pude assistir ao filme, mas quero vê-lo em breve.

    O ano passado também perdi vista de prova para assistir Noé! Me arrependi amargamente porque o filme não foi como eu esperava e tinha erros de correção na minha prova que não pude questionar depois.

    No seu caso, pelo menos valeu a pena.

    BjO
    Www.brechodanylins.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah eu também fui ver esse filme lindo, realmente a adaptação foi bem elaborada e não seguiu a obra original, mas os momentos em que a história do pequeno príncipe aparecia na tela, eu pensava VALEU MUITO A PENA VIM! Foi emocionante! Sou super fã! ♥

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  6. Aiin, não acredito que nem foi assistir esse filme no cinema, queria tanto :/
    Mas fazer o que, só não vou deixar de assistir por causa disso.
    Pequeno Príncipe é muito amor <3

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe