#Filme: Bonequinha de luxo (1961)

22:23

Olá, queridos!
Ontem (domingo / 04), todos puderam contemplar um google doodle diferente e lindo. A homenageada da vez foi Audrey Hepburn que, se viva, completaria 85 anos.
Eu que já estava louca para assistir Breakfast at Tiffany's (título original do filme que eternizou Audrey), pois várias fotografias do mesmo já circulavam o meu tumblr, achei que estava na hora de conhecer esse clássico e depois postar uma resenha aqui no blog como homenagem à atriz.

Título original: Breakfast at Tiffany's
Diretor: Blake Edwards
Gênero: Comédia/Drama/Romance
Ano: 1961
Duração: 1h55min
Classificação Indicativa: 12 anos

Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.
Como sugere a sinopse, o filme é cheio clichês. Não crie tanta expectativa e não espere uma história original. O filme me ganhou pela fotografia, a trilha sonora digna de um filme dos anos 60 e pela personagem (que é sinônimo de estilo). Com 5 Grammys e 2 Oscars, basicamente pela trilha sonora, Bonequinha de Luxo contribuiu para a mudança da moda feminina e da indústria cinematográfica mundial.



Mesmo se tratando de uma garota de programa, a personagem é construída com muita elegância, carisma e irreverência. Holly não pode deixar de ser vista como uma mulher inocente e sonhadora. E com um enredo se tratando basicamente de um romance entre uma prostituta de luxo e um gigolô, o filme consegue deixar de ser censurado.
Vale lembrar que o filme é inspirado no livro homônimo, e que o próprio escritor, Truman Capote, queria que Holly fosse interpretada por  Marilyn Monroe. Porém, Marilyn foi aconselhada a não interpretá-la por se tratar de uma prostituta, e não seria nada bom para sua imagem. Isso porque o livro era bem mais polêmico do que a adaptação ficou.

Muitos fatos do livro foram omitidos para não causar tanto impacto: a possível bissexualidade de Holly e a homossexualidade de Paul. Nem preciso dizer que já estou super empolgada com o livro. Parece que algumas dessas mudanças podem mudar a história que foi apresentada no filme. Dá para perceber só pela sinopse.


Em Bonequinha de Luxo, novela de 1958, escrita com mão levíssima, o escritor norte-americano Truman Capote acompanha as estrepolias de Holly Golightly, a jovem que escapa da vida besta do interior para tentar a sorte na Nova York dos anos da Segunda Guerra. Moça de hábitos e horários nada ortodoxos, Holly põe em polvorosa uma galeria de personagens que vai de um mafioso preso a um escritor inédito, passando por um fotógrafo japonês, uma modelo gaga e uma cantora rouca – para não falar de um certo diplomata brasileiro. Tudo isso sem abandonar a visão de uma vida de luxo, calma e volúpia, se possível bem longe do Texas e bem perto da joalheria Tiffany’s
Download aqui
Enfim, eu indico porque é sempre maravilhoso conhecer esses clássicos do cinema. Não é um filme imperdível, mas tem uma atuação magnífica. Além disso, tem cenas que marcaram e frases inesquecíveis. Confira alguma delas abaixo.

Frases

Porque não importa para onde corra,
você sempre acaba correndo de você mesma.
É um erro que você sempre comete.
Tentar amar uma coisa selvagem.
Eu casaria com você pelo seu dinheiro em um minuto.
De repente você está com medo e você
não sabe do que você tem medo.
Bom, só não queria deixar passar em branco essa data especial de uma atriz encantadora. Podem aguardar mais resenhas de filmes com Audrey no elenco.
Até mais!

You Might Also Like

10 comentários

  1. Acho que sou a única pessoa no mundo que ainda não assistiu esse filme, sério! Já vi outros dela, mas esse ainda não hahah Ela é muito diva! ♥
    Um super beijo <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu só assisti esse. Mas já estou encantada por ela, vou assistir outros filmes em breve.

      Excluir
  2. É muito fácil falar que o filme é clichê hoje, mas e na década de 60? É difícil ver com outros olhos e pensar com a cabeça da época, né? Mesmo porque muita coisa que foi lançada depois é inspirada nele e nós temos acesso primeiro a isso do que as origens. Acho que praquele momento ele foi crucial, marcante e por isso que ganhou os prêmios que ganhou, além do reconhecimento que tem até hoje.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade! Eu quis dizer que para a gente que já assistiu vários filmes com temática parecida, ele não é nenhuma novidade.

      Excluir
  3. Preciso assistir esse filme! Todo mundo fala tão bem ♥ Que bom você ter "desmistificado" e falado dos clichês. Ia assistir cheia de expectativas e me decepcionaria. Também preciso do livro haha A edição é muito linda, preciso. E já ouvi uma vlogger que eu acompanho falar tão bem ♥♥♥ Enfim, Audrey era uma mulher incrível (a ilustra do google em comemoração ao aniversário dela, postei na page do blog de tão fofa. Beijão, Ludmila ♥ (seu blog, dizendo mais uma vez: maravilhoso :D).

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti mesmo devido aos comentários das pessoas. Obrigada! Volte sempre!

      Excluir
  4. Eu já assisti esse filme há um tempo atrás e achei bem legal...
    Eu tinha esquecido que já tinha visto, mas depois lembrei que vi no Cult...
    Nunca li o livro, mas tenho interesse em conhecer a estória.

    beijos

    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é legal, mas algo me diz que Audrey tem filmes melhores.
      bjos

      Excluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe